Polo: GILBUÉS

Coordenador(a): MARIA DE FÁTIMA LUSTOSA B DE OLIVEIRA

Email: fatimauabgilbues@gmail.com

Cursos: Licenciatura Plena em Pedagogia e Licenciatura Plena Letras/Português

Informações:

POLO DE APOIO PRESENCIAL DA UAB – CHAPADA DAS MANGABEIRAS DO MUNICÍPIO DE GILBUÉS-PI

Endereço: AV. JOÃO DIAS FIGUEIREDO, S/Nº BAIRRO STO. ANTÔNIO
89 3578-1823 – SECRETARIA  E 89 3578-1626 ÁREA EXTERNA

E-MAIL : fatimauabgilbues@gmail.com

CEP 64.930. 000 – GILBUÉS –PI

 

COORDENADORA: MARIA DE FÁTIMA LUSTOSA BARREIA DE OLIVEIRA

residencial 89 35781136 cel. 89 9986-7230

E-MAIL: fatimalbo@hotmail.com

PESSOAL ADMINISTRATIV0:

OPERADOR TÉCNICO – LUCINAURO PEREIRA DA SILVA.

NÃO HÁ NO MOMENTO OUTROS SERVIDORES NO SETOR ADMINISTRATIVO.

MUNICÍPIOS ATENDIDOS PELO POLO:   Gilbués, Monte Alegre, Barreiras do Piauí, São Gonçalo do Gurguéia, Corrente,  Cristalândia, Riacho Freio, Sebastião Barros e  Bom Jesus, totalizando nove  municípios, incialmente propagamos o vestibular para vinte e dois municípios do extremo sul do PI.

MISSÃO DO PÓLO:

•    Formar professores, gestores e outros profissionais em nível superior por  meio da criação e da disseminação do  conhecimento  e  do  estímulo  à   criatividade,  ao pensamento crítico, reflexivo e atualização contínua.

NOSSOS VALORES:

•    Ética, valorização do mérito e do pluralismo.
•    Liberdade de pensamento.
 
•    Solidariedade, participação colaborativa.
•    Comprometimento com a comunidade
•    Responsabilidade social.
•    Difusão do conhecimento
•    Cordialidade, respeito profissional na relação entre funcionários, tutores e alunos.
•    Valorização da cultura local.

IMPACTO DAS ATIVIDADES DO POLO JUNTO Á SOCIEDADE

O Município de Gilbués , sede do Pólo, é um munícipio  pequeno de 12 mil habitantes, carente como os demais municípios circunvizinhos atendidos pelo  Pólo  que  tem  como  principal      fonte  econômica  a  agricultura  de subsistência. O Pólo Apoio Presencial oferecendo ensino superior público e gratuito representa    não apenas    esperança de mudança de vida de centenas de estudantes egressos do ensino médio e professores da rede pública, mas sobretudo a certeza de  que  estes novos profissionais vão fomentar  o  desenvolvimento  de  toda  uma  região.  Jamais  a    grande maioria destes alunos sairiam do extremo sul do PI para cursar ensino superior na capital ou  em outra cidade, pois não dispõem de condições financeiras para tal.

O ensino a distância oferecidos pelos Pólos da Universidade Aberta do Brasil – UAB,/CAPES/MEC  em  consórcio com as IES públicas, estados e municípios é um projeto de grande alcance social está revolucionando a educação superior brasileira, incluindo milhões de jovens e adultos. A EaD com o avanço das novas tecnologias da comunicação e informação  é uma metodologia que forma acelerada    ganha expressivo espaço em todo o mundo e  em nosso país embora atrasado em relação a alguns países  esta chegando    nos lugares mais remotos e esquecidos  onde  jamais as IES particulares  chegariam.  Escreve-se  no  momento  um  novo  capitulo  na educação  superior pública do Brasil com o Projeto UAB. , cabendo-lhe o compromisso de gerar o saber e transformar a sociedade.

DAS  FINALIDADES   E   OBJETIVOS   DO   PÓLO   UAB    –   CHAPADA   DAS MANGABEIRAS DO MUNICÍPIO DE GILBUÉS-PI
 


O Pólo de Apoio Presencial da Universidade aberta do Brasil- CHAPADA DAS MANGABEIRAS DO MUNICÍPIO DE GILBUÉS–PI unidade operacional das    IFES,    (UFPI    E    UESPI)     manterá    as    condições    necessárias    para funcionamento cursos de Graduação e de Pós –Graduação (LATU –SENSU) com qualidade, promovendo a inclusão social, por meio da educação  à distância,  modalidade  educacional  prevista  no  artigo  80  da  Lei  das Diretrizes  e Bases  da  Educação,  Lei  9394/96.  Por  esta  Lei  a mediação didático-pedagógico nos processos de ensino - aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informações e comunicação entre estudantes      e    professores,    desenvolvendo    atividades    educativas        em lugares e tempos diversos.




Dentro a diretrizes para uma nova política educacional no Município, o
Pólo UAB propõe-se as finalidades:

I. Oferecer prioritariamente curso de licenciatura e de formação inicial e continuada de professores da educação básica.

II. Proporcionar, através de convênios e pareceres com IFES, Ministério  da Educação e o mantenedor:  Cursos Superiores e  de Pós Graduação que venham a fomentar o desenvolvimento sustentável no  Município sede e de toda a região atendida pelo Pólo.

III.    Implementar    projetos    ,    pesquisa    e    extensão    que    visem    o desenvolvimento   sócio-educacional   em   regime   de   colaboração   com empresas privadas, estatais e ONGS presentes no município e na região do entorno do Pólo.

São objetivos do Pólo de Apoio Presencial da UAB – CHAPADA DAS MANGABEIRAS:

I. Oferecer prioritariamente cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada a professores da Educação Básica;

II.  Oferecer  cursos  superiores  de  graduação  e  pós  graduação  para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica.
 
III. Oferecer cursos superiores nas diferentes áreas do conhecimento;

IV. Ampliar o acesso à educação superior pública;

V. Fomentar  o  desenvolvimento  institucional  para  a  modalidade  de educação à distancia, bem como a pesquisa em metodologias inovadoras de    ensino    superior    apoiados    em    tecnologias    de    informação    e comunicação.

VI. Oferecer experiência profissional e formação a egressos e estudantes do Ensino Médio.




Da Estrutura Física do Pólo de apoio Presencial Chapada das
Mangabeiras do município de Gilbuès-PI

Toda a infra-estrutura física e logística de funcionamento do Pólo de Apoio Presencial  é responsabilidade  do mantenedor , o estado do PI através da SEDUC,   bem como aquelas relativas a  laboratórios, bibliotecas e cursos tecnológicos, dentre outras.




O Pólo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil em  Gilbués deverá dispor da seguinte infra-estrutura mínima de funcionamento:




INFRA-ESTRUTURA FÍSICA

DESCRIÇÃO    Quantidade
Sala de coordenação do Pólo    01
Sala para Secretaria Acadêmica    01(não possui)
Biblioteca    01
Sala para Tutores    01
Sala de Aula Presencial Típica    01
 

Sala de vídeo Conferência    01 –  (ainda não foi instalada- será
no laboratório de informática)
Laboratório de informática    02
Laboratório de Ciências Biológicas    01


Dos Recursos  Humanos




O Pólo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil em   Gilbués apresenta os seguintes recursos humanos para o seu funcionamento :




Recursos humanos :




CARGO/FUNÇÃO    QTD. DE PESSOAS
Coordenador(a)    01
Secretário(a)    01(não temos há 02 anos)
Técnico em informática    01
Tutor Presencial    1 para cada 25 alunos
Aux. de portaria(vigia 24 horas)    03
Auxiliar de biblioteca    01( não temos há um ano)
Auxiliar Serviços Diversos (zelador)    01(não temos ).
 

Voltar para Polos